"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." (Chico Xavier)


"Sede, pois, vós outros, perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial” (Jesus Cristo)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Biblioteca de Obras Raras da FEB



Olá, amigos da Seara Bendita! Espero que estejam tendo um domingo abençoado e que a próxima semana seja iluminada!

Em janeiro deste ano, tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca de Obras Raras da FEB, e quero compartilhar com vocês.


Primeiramente, gostaria de comentar sobre minhas impressões: a FEB é um lugar super agradável, tem uma energia muito boa, e o pessoal é cativante...

Fiquei encantada pelos jardins ao redor dos prédios, que mais parecem com os jardins do Nosso Lar.




Fui com meu marido, que ainda não é espírita, e ele se encantou com tudo o que viu.

A recepção pelos funcionários é harmoniosa, e eles nos trataram como se há muito conhecessem.

A maioria dos móveis é proveniente de doação, e isso inclui móveis de grandes vultos do Espíritismo. Confesso que fiquei anestesiada quando me deparei com uma poltrona com a etiqueta, Bezerra de Menezes.

Não tiramos foto, porque sinceramente, nem me lembrei. Fiquei tão feliz por estar visitando aquele lugar, que nem me lembrei de tirar fotos.

Gente, tem obras raríssimas, inclusive um Livro dos Espíritos de publicação quase da época de sua edição.


A história da Livraria:

"Teve origem a Livraria da Federação com uma doação em dinheiro feita por Augusto Elias da Silva, juntamente com vários exemplares das obras de Allan Kardec.

Seguiu-se ao impulso inicial do fundador da FEB outra doação feita por João Lourenço de Souza e alguns outros confrades, ficando o 31 de março de 1897 como a data de fundação da Livraria propriamente dita. Entre os primeiros diretores ou gerentes da   Livraria citamos os nomes de João Lourenço de Souza, Francisco Tavares, Antônio Lima e Manuel Quintão.


Todavia, o fato mais significativo relacionado com o livro, ainda no século passado, foi, sem dúvida, a concessão feita à Federação Espírita Brasileira, representada por seu Presidente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, pela Société de Librairie Spirite, proprietária e responsável em todo  o mundo pelas obras do Codificador, representada por seu Administrador e Liquidatário P. G. Leymarie,  "dos direitos exclusivos às traduções portuguesas, tanto no Brasil como em Portugal, das obras seguintes de Allan Kardec, cuja propriedade literária pertence a esta Sociedade de Livraria Espírita, Paris, a saber: 1º O Que é o Espiritismo — 2º O Livro dos Espíritos — 3º. O Livro dos Médiuns — 4º. O Evangelho segundo o Espiritismo — 5º O Céu e o Inferno – 6º A Génese — 7º Obras Póstumas e tudo o que contêm os 40 volumes, da Revue Spirite.

A partir de 1901 a Federação, por meio de sua Livraria, passou a fazer por conta própria, mediante contratos com editoras, as edições de diversos livros, sistema que perduraria por muitos anos, até que pudesse contar com sua própria editora. As obras de Allan Kardec, em edição especial e popular, foram publicadas em 1904, em comemoração ao seu centenário de nascimento.

Em 1901 eram reeditadas as obras Depois da Morte e O Porquê da Vida, de Léon Denis, e O Livro dos Espíritos. Mediante acordo com algumas editoras, foram publicados Cristianismo e Espiritismo, de Léon Denis; Marieta: páginas de duas existências, do Visconde de Torres Solanot; Região em litígio entre este mundo e o outro, de Robert Dale Owen; No País das Sombras, de E. d"Espérance; Nos Templos do Himalaia e No Santuário, de A. Van der Naillen; e A Alma é Imortal, de Gabriel Delanne."

O site da FEB, no departamento das obras raras, fornece pesquisas públicas que vocês ficarão surpresos...


Vale a pena passear por lá!


Abraços fraternos, e fiquem com Deus.

Um comentário:

  1. Amiga, que lindoooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Fiquei encantada!!!!! E vc, linda (êta como me orgulho de ser sua amiga ♥ ) onde fica?? qual é a cidade?
    Olhe, eu achei lindo o que há na entrada: Deus, Cristo e Caridade...aii...senti a paz daqui..Beijos e obrigada por compartilhar tão lindo momento!

    ResponderExcluir