"O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros." (Chico Xavier)


"Sede, pois, vós outros, perfeitos como perfeito é o vosso Pai celestial” (Jesus Cristo)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Em que contexto surgiu a Doutrina Espírita?

Nos idos do século XIX, quando a humanidade estava recebendo diversos espíritos responsáveis pelo progresso do nosso planeta, um professor lionês, Hipollyte Léon Denizard Rivail, encarava a grande missão da sua vida: codificar a doutrina dos espíritos, que inauguraria uma Nova Era para a humanidade. Mas, o que estava acontecendo no século XIX?  
Em França, no apagar das luzes do século XVIII, mais precisamente no ano de 1789, acontecia uma revolução que mudaria para sempre a história do mundo: a Revolução Francesa. Na Inglaterra, indústrias surgiam, com máquinas movidas a vapor, e estradas de ferro eram construídas, consolidando essa nação como a pioneira da Revolução Industrial.
O grande historiador britânico Eric Hobsbawn, que escreveu o excelente livro "A Era das Revoluções", dentre outros, cita, no seu capítulo dedicado à Revolução Francesa que "se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas principalmente pela Revolução Francesa" (HOBSBAWM, 2007) E foi nesse mundo em transformação que o inesquecível codificador se dedica à sua nobre missão e em  18 de abril de 1857, o Livro dos Espíritos estava publicado e o mundo recebia o Consolador prometido. 
Foi nesse mundo do século XIX, no ano de 1848 (considerado pelos historiadores como um ano de grandes revoluções, chamado de "Primavera dos Povos"), enquanto Paris fervilhava com ideias iluministas,  numa tosca cabana de Hydesville, (EUA) as irmãs Fox criam um código para conversar com os espíritos. Era o início de uma Era de esperanças para a humanidade, rumo à grande regeneração do Planeta!
O século XIX foi o século de Napoleão, de Chopin e Monet...foi também o século de Montesquieu e Rousseau, foi o século de Darwin e Victor Hugo...mas sobretudo, o século XIX foi o século do surgimento do Espiritismo, essa Revolução, que abre os olhos àqueles que antes estavam cegos,acalma o gemido dos aflitos e faz vislumbrar  um novo horizonte onde antes só existia trevas...e hoje com o coração em festa, por saber qual o nosso destino, parafraseamos o grande Victor Hugo, filho do século XIX: A sepultura não é um berço sem saída, é uma avenida; ela se fecha no crepúsculo, ela se reabre na aurora!


Bibliografia
- Revista O Reformador (ano 28, nº 2.176) - Julho de 2010. 
- PUGLIESE, Adilson. O Espírito Azul.
- HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. 

Um comentário: